sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Boas Festas

Boas festas e que 2011 nos traga mais paz coletiva!
Lembrem-se: O presente é infinito, o passado é finito e o futuro não existe.

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Oscar Niemeyer, 103



Charge, "Niemeyer, 103, um garotão".

Oscar Writer. Stencil sobre tela

Ontem o arquiteto Oscar Niemeyer completou 103 anos. Parabéns Doutor Oscar!!! Em homenagem, posto um stencil que fiz dele por admirar seu trabalho e uma charge do garotão.

"Quando a miséria se multiplica e a esperança foge do coração dos homens...Só a revolução." - Oscar Niemeyer

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Sobre marca de produtos e lixo

Eu sei que muita gente usa a internet para dar depoimentos e reclamar. Este texto é só mais um no quesito. Agora que tive um pouco mais de tempo, vi que minhas reclamações surgem em momento de ócio e sobre coisas banais e cotidianas, que na minha visão estão erradas mesmo, mas sei que não adianta ficar só reclamando, principalmente quando se está em uma posição confortável, ou seja, posso resolver a questão sem maiores transtornos. Mas acho que há situações que atingem todos, independente de raça, cor, região, religião, situação econômica, time de futebol e tudo que diferencia uma pessoa da outra na chamada sociedade (prefiro o termo humanidade). É o modo como vivemos e as situações que não dependem somente de esforço pessoal, mas é como estamos acostumados a viver (capitalismo).
A impressora multifuncional aqui em casa parou de funcionar repentinamente. Resolvemos levar a uma rede autorizada para conserto. Começa ai toda minha reflexão. Levar uma impressora para uma autorizada já é um trabalho, pois temos que parar todas as outras rotinas da vida para resolvermos esta pendência, principalmente se utilizamos a impressora para trabalhar. Depois disso, o atendente informa que o orçamento será feito em até dez dias úteis e que será cobrado o valor de R$25,00 (vinte e cinco reais) só pelo o orçamento. Passou este período e com atraso de dois dias nos informa qual o problema e qual o valor pelo conserto. O valor do conserto equivale a uma impressora nova. Ficamos quase um mês sem ela, mesmo precisando usá-la e sem ressarcimento por esse dano, pagaremos pela solicitação de orçamento, mas não consertaremos, compraremos uma nova obviamente. Só que esta saída faz com que a impressora quebrada se torne algo inútil e, portanto, se transforma em lixo. Este lixo é de nossa responsabilidade, mas deveria ser responsabilidade da empresa que fabrica o produto, pois sinceramente gostaríamos de ter resolvido o problema e ficado com ela (não é tão antiga assim), mas perante a situação não é possível. Na hora de ofertar o produto, um dos argumentos utilizados é a facilidade de conserto e de encontrar assistência técnica, o que depois se pode notar que não é verdade. Talvez aconteça isso somente no período da garantia, que eles também induzem a estendê-la pagando-se mais.
A solução para este dilema e para não acumulação de lixo eletrônico seria a empresa/marca do produto se responsabilizar pelo lixo que ela produz. Por exemplo, ela poderia retirar esta impressora quebrada da minha casa, consertá-la e doar para órgãos/instituições sociais que necessitassem de uma impressora, mas que não podem investir nisso. Ou mesmo reaproveitar o restante das peças que não estão danificadas. Isto é mais interessante que ela ficar ocupando espaço aqui por não sabermos qual fim dar a ela ou ignorarmos todo este problema e simplesmente jogarmos no lixo e provavelmente ir parar em um aterro sanitário. É o que geralmente acontece, como no escritório em que trabalhava jogaram um aparelho de fax (que não estava danificado) no lixo porque raramente alguém usa fax hoje em dia. Sei que há lugares e pessoas dispostas a recolherem lixo eletrônico, mas ainda é pouco, para a quantidade e velocidade com que os produtos se modificam e se danificam. As empresas poderiam fazer parceria com estes lugares terceirizando o serviço.
Da forma que proponho as empresas pensariam muito mais na qualidade dos bens de consumo “duráveis” e teríamos um problema a menos na questão do acúmulo de lixo que está intimamente ligada à questão do consumo. A marca assim também não estaria só relacionada à venda, mas também ao seu destino final.

domingo, 21 de novembro de 2010

TVision

Hoje descobri que é o dia da TV e que todo mundo pode ter um canal no Youtube. Para marcar este dia divulgo aqui meu canal (link abaixo). As produções audiovisuais do Tiru, a TVision. Muito tosco e experimental. Um dia ainda vou desenvolver o Logotipo acima.

http://www.youtube.com/user/OtiruO

Em minha homenagem ao dia de hoje também publico uma poesia a seguir.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Velho Tiras


Esta "tirinha" foi feita em 2008. O texto é do Fernando Soares, vulgo Montanha. Ele me pediu para interpetrar de forma ilustrada o texto "Napoleão: o Andador". O resultado foi esta tira, em outro formato, uma página inteira e este velho, denominado tal Napoleão. Decidi continuar com o personagem e para não ter conflito autoral, chamei o personagem apenas como Velho. Como reformulei em formato de tira e muitos me chamam de Tiras, o nome destas tiras será "Velho Tiras". Quem sabe um dia, eu arrumo um nome para ele. Nesta aqui ele ainda era o bom e velho Napoleão. Não tenho nada contra o Napoleão, mas sem este nome terei liberdade autoral para desenhar o que quiser com o personagem. Não leve a mal Montanha, este personagem pode ter dupla personalidade.

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Old man



Hoje, último feriado prolongado de 2010 (dia 15 de novembro - Proclamação da República), resolvi testar como adicionar um vídeo do Youtube. Uma animação tosca, estou interessado em aprender animação, se alguém puder indicar um curso legal eu agradeço.

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Introdução

Este texto já está desatualizado. A velocidade da informação e da tecnologia é impressionante. Este blog foi criado em 15 de Agosto de 2010. Pensei muito antes de criá-lo. Queria fazer uma revista impressa relacionada com ilustração e cultura de um modo geral (tenho bastante interesse nesses assuntos). Tinha como referência os antigos fanzines. Pensei, pensei, esbocei um roteiro de páginas, queria fazer impresso e como não cheguei a nenhuma conclusão, resolvi primeiro testar em formato de Blog, até para conseguir uma adequação aos meios de comunicação atuais e também por ser mais acessível financeiramente. Como demorei muito, os formatos de comunicação já mudaram, mas como tinha que partir de algo (senão não ia começar nunca) resolvi insistir. Como também não sei o que colocar de conteúdo, me servirá como uma experiência. Estou com aquela idéia na cabeça de que é melhor tentar. Será um exercício contra minha timidez e excesso de vergonha. Aqui tentarei não ter vergonha, ou seja, ser sem vergonha.
Como dito inicialmente criei o Blog em Agosto, mas até hoje não consegui escrever nada. Percebi também que por ser outro formato tudo que esbocei como roteiro aqui não vai adiantar então vou improvisar. Tenho vontade de trabalhar com comunicação, só não sei como. Tentarei por este meio, sei que será difícil como foi começar e daqui para frente espero que ele ganhe formato. Inicialmente será livre, sem pretensão formal. Se por algum acaso você está lendo isso e quiser ajudar será bem-vindo.