terça-feira, 22 de março de 2016

Projeto AUTOAJUDA - REAL SUSTENTABILIDADE

Estou procurando formas de como reduzir o impacto ambiental e estudando bastante o conteúdo daqui na internet. Além disso estou fazendo o curso de jardinagem da secretaria do meio ambiente da prefeitura de São Paulo. Utilizarei este espaço para compartilhar informações e quem sabe poder ajudar quem está com o mesmo entusiasmo em mudar os hábitos como eu. Isso tornou-se necessidade atualmente para aumentar a longevidade da humanidade.
Estava pesquisando sobre fossas biodigestoras e o que me intrigou é como se faz a higienização da bacia sanitária nesse caso, já que os produtos químicos matariam os microorganismos decompositores. Achei uma dica neste link: http://www.ecycle.com.br/component/content/article/67-dia-a-dia/1270-vinagre-e-bicarbonato-de-sodio-otimos-para-limpeza-de-superficies.html
 e foi exatamente o que minha mãe mencionou quando comentava o assunto com ela! Uma solução de vinagre com bicarbonato de sódio. Minha mãe diz ser bom para limpeza de mofo em rejuntes também.
Ainda considero o sistema de esgoto um problema sobretudo o esgoto da cozinha e da máquina de lavar roupas, onde utiliza-se bastante dos produtos químicos. Fui procurar como separar estes resíduos da água mas percebi que não é tão simples quanto eu pensava. Assisti também a um programa chamado Cidades e Soluções, do canal Globo News, onde visitavam o IPEC, Instituto de Permacultura de Pirinópolis, Goiás, e lá mostravam que as águas que citei iam para uma fossa própia com plantações de bananeiras e outras plantas em cima. Mas não entendi se eles utilizam esses produtos na lavagem e se sim, se as plantas dão conta de filtrarem estes produtos e devolverem ao ambiente de forma segura e sem poluir.

*este texto está em construção, colocarei as fontes e referências futuramente.

terça-feira, 15 de março de 2016

DIRIJO



Estava um dia na casa do Hell e ele me falou sobre este documentário que chama Dirijo. Conta através dos descendentes o uso da maconha pelos índios da floresta amazônica. Eles a chamavam de Dirijo. Não consegui captar de que época estão falando, mas fiquei curioso porque segundo o programa Um pé de quê? (postagem anterior) a maconha chegou ao território brasileiro em 1500 com o portugueses. Fiquei pensando se foi uma cultura que os índios pegaram do convívio com os portugueses ou se já havia a planta aqui e era uma cultura própria local.