quarta-feira, 16 de outubro de 2019

Sobre pratinhos de vaso e campanha contra a Dengue

Atualmente como estamos na primavera e nos aproximando do verão, período com maior precipitação de chuvas aqui em São Paulo, a prefeitura fez uma campanha publicitária para que a população evite o acúmulo de água parada para evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, inseto que pode carregar o vírus que causa a doença Dengue. Até aí tudo bem. 
Mas uma frase na propaganda me fez questionar: Tire os pratinhos dos vasos.

Isso é muito relativo e explicarei o porquê.

Quem gosta e entende um pouco de plantas, sabe que a absorção de água é diferente nas diversas espécies. Em minhas observações, reparei que cactos e suculentas recebem melhor a água por baixo, pelo pratinho e água será absorvida por tensão superficial pela terra e pelas raízes. Colocando a quantidade adequada (o suficiente para umedecer o substrato), não restará água no pratinho.

O pratinho também serve para evitar o desperdício da terra se esvair junto com o excesso de água, mantendo o local mais limpo. Logo seu uso dependerá de algumas condições. Em minha experiência, faço uma análise e deixo alguns vasos com o pratinho e outros deixo sem, por exemplo se estão em um quintal ou varanda (ambientes externos).

Após o depósito dos ovos do mosquito na água, leva em média dez dias para o surgimento de um novo mosquito. O que deveria ser enfatizado é esta informação, para que não se permita o acumulo de água por mais de uma semana. Quem cultiva e entende um pouco de plantas sabe que deixar água acumulada não é bom para as raízes pois podem apodrecer.

A prefeitura poderia começar fiscalizando seus próprios imóveis e terrenos baldios, muito mais propícios no desenvolvimento do mosquito do que a residência dos cidadãos. Os cidadãos precisam mesmo ser instruídos, mas acho que a frase questionada é incorreta.

É somente uma priorização de investimentos, mais eficaz investir nisso do que em propagandas com erros de informação. Sem contar com o investimento em pessoas que visitam as residências e pulverizam inseticida que pode afetar não somente os mosquitos como todos os seres do local.

Novamente, como sempre, é o cidadão comum que é responsabilizado pela doença.

E em relação a este assunto, uma coisa que pensei agora, uma dúvida, pois as bromélias costumam acumular água em suas folhas. Por este pensamento elas serão proibidas e extinguidas?

É preciso ter cuidados com as informações.


 Coloquei água no recipiente 
abaixo do vaso deste cacto. 
Foto: Tiru

Após alguns minutos 
a água já tinha sido absorvida.
Foto: Tiru

Outra característica importante no uso de "pratinhos" que notei recentemente e por isso edito e atualizo este post (atualização dia 14/03/2020) é em relação a presença de formigas, os "pratinhos" são importantes para que não ocorra o que apresento na foto a seguir. As formigas retiram a terra e formam caminhos.

 Nesta foto, percebe-se o acúmulo de terra 
embaixo do vaso produzido por formigas. 
Foto: Tiru

 Nesta foto mostro que quando utilizamos pratinhos,
o acúmulo de terra não acontece.
Foto: Tiru