quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

02- Continuação: Agricultura sintrópica de Ernst Götsch




Hoje é um dia que não para de chover em São Paulo e continuo meus estudos sobre a postagem anterior, mesmo ficando a maior parte da tarde sem sinal de internet.
Me surpreendo com a sincronicidade. Disse anteriormente que era uma ideia minha mas me engano (e sabia disso por ser óbvio). Hoje buscando informações sobre o assunto, achei uma revista Globo Rural, numero 370 de Agosto de 2016 e a matéria de capa é sobre a agricultura sintrópica de Ernst Götsch.
Ele é um cientista suíço que mostra como é possível recuperar solos degradados e produzir alimentos em sistemas agroflorestais. Fiquei surpreendido com a informação que esse foi o tema de uma novela chamada Velho Chico, da Rede Globo. Ou seja, o assunto deve ter atingido muitas pessoas.
Não vou me exceder aqui pois as informações estão na matéria que estão no link. Mas constatei que as ideias de Ernst são as mesmas que eu pensei. Segundo seu conceito, Götsch diz que a sintropia recupera qualquer área, em qualquer bioma. A lógica é utilizar a própria vegetação para iniciar o processo. Acho que uma única diferença mas que não se opõem e sim se complementam entre seu conceito e minha ideia, é que no caso da região seca do Nordeste, é necessário agregar ações também artificiais para acelerar o processo e criar estrutura para atender necessidades dos seres humanos locais. Logo não somente plantas locais seriam utilizadas, mas precisando também da infraestrutura de cisternas e matéria orgânica de outros locais (ações artificiais para otimização do trabalho).

“A vegetação rebrota em qualquer arranjo feito entre o componente florestal e o agrícola, trazendo abundancia, vida e água de volta.” Ernst Götsch

Matéria da Revista Globo Rural:

Site de Ernst Götsch:

palestra:


Nenhum comentário:

Postar um comentário