terça-feira, 26 de dezembro de 2023

Saudade do cinema, a melhor forma de assistir a um filme

 Ontem, de maneira saudosista, eu estava pensando sobre coisas que eu fazia e que hoje não faço mais e uma delas era ir ao cinema. Coincidentemente ao abrir o Twitter (X) li uma postagem de um perfil falando que deixou de ir ao cinema. A postagem dizia:

Postagem de @AicoPlays
no X (Twitter)

Eu não sei porque deixei de ir ao cinema já que era um programa que eu adorava fazer. Achei curiosa a postagem acima, pois pensava que era algo que só estava acontecendo comigo e vi pelos comentários que muita gente deixou de fazer isso. É estranho porque considero o cinema a melhor maneira de assistir a um filme, é a melhor maneira de imersão. É um ambiente próprio e projetado para isso. Uma sala sem luz, com a tela grande e poltrona confortável, com o som e a acústica ideal.

Na postagem há um questionamento sobre a pandemia de Covid-19 e acho que sim, contribuiu para que as pessoas deixassem de ir, mas no meu caso deixei de ir ao cinema bem antes. Teve uma época em que parei de ver filmes, seja no cinema ou em casa e também não sei o porquê, mas me desinteressei totalmente. Então, na minha vida houve uma dos motivos ser a fase da vida.

Quando eu era criança assistia muito filme na televisão e os alugados para assistir com video-cassete. Quem viveu essa época, tenho certeza que sente saudades das locadoras. O cinema entrou na minha vida na adolescência e juventude. É uma época em que eu ia bastante no cinema mesmo já tendo televisão a cabo, onde havia canais exclusivos de filmes e ainda havia locadoras.

Adorava os cinemas de rua. No Shopping eu não ia tanto. Gostava dos filmes de arte e dos filmes europeus. Eram filmes que não passavam na TV e era interessante ver outras culturas, descobrir um mundo novo, era uma espécie de viagem sem pegar avião. Era um programa para se fazer com amigos, para flertar com uma garota que você estava a fim ou ir com a namorada. Era mágico. Gostava de ir sozinho também.

Não sei qual o momento que deixei de ir ao cinema, mas acho que foi quando a vida em si estava mais interessante. As experiências reais estavam demandando mais atenção e depois as preocupações da vida adulta começavam a tomar espaço tornando a vida mais cinza. Misteriosamente, ao mesmo tempo, as salas de rua começaram a desaparecer e o preço dos ingressos começaram a aumentar. A qualidade dos filmes começou a cair também.

Atualmente com a Smart TV e os streamings estou voltando a assistir filmes, mas no cinema nunca mais fui e não sinto vontade. A magia acabou. Estranha é a sincronia entre fatores internos e externos à minha pessoa que corroboraram para isso. Não sei dizer se o culpado sou eu, se é a morte dos cinemas de rua, se é o preço do ingresso, se é a qualidade dos filmes ou se é tudo isso junto.

Mas como disse, o cinema é a melhor forma de assistir a um filme. Refletindo um pouco mais não foi só com o cinema, mas com a música também e com as exposições de arte. Teatro eu nunca fui de ir muito. A cultura como um todo ficou bem mais difícil de se familiarizar. A qualidade de atendimento e prestação de serviço que já não era tão boa mas tinha um preço acessível decaiu e o preço aumentou. 

Acho que o jovem dos dias de hoje se envolve mais com video-game e isso não é uma crítica, é somente a constatação que as coisas mudaram.

sábado, 16 de dezembro de 2023

segunda-feira, 6 de novembro de 2023

Casca de Ovo - excelente adubo, não jogue fora!

A casca de ovo contém Cálcio, o que é muito bom para fortalecer suas plantas. Quando consumir ovos, não jogue suas cascas fora, faça como a sequência de fotos abaixo:

1. Pegue as cascas de ovos e
coloque sobre um jornal velho 
(É bom ser um caderno e não uma única folha).

2. Dobre o jornal e bata com um martelo 
para que fique semi-triturado.
Isso facilita a ação do liquidificador.

3. Coloque no liquidificador e bata até virar pó.

4. Este é o resultado. Vá acrescentando aos poucos 
em misturas com terra e coloque de vez em quando 
(quando observar que a terra precisa de adubação)
 nos vasos. Eu misturo com outros fertilizantes
 como esterco, farinha de osso,
 torta de mamona etc. Fotos por Tiru.

O cálcio também ajuda a tornar a terra menos ácida. Tome cuidado para não exagerar pois ele também faz a terra secar mais rápido, por isso como disse antes eu faço uma mistura com outros fertilizantes e com uma terra nova, além de acrescentar Húmus (que é bastante úmido). Com o passar do tempo vai se descobrindo as medidas boas para equilibrar esses componentes. É possível guardar por bastante tempo se bem armazenado em potes fechados.  


quinta-feira, 2 de novembro de 2023

#desenhodequintanotiruzine - 10 - Besouro Mangangá

 

Vídeo no Youtube com minha ilustração.
Por Tiru.

Ontem eu estava fazendo uma pesquisa no YouTube e de repente encontrei o vídeo da imagem acima. Na verdade o vídeo é um upload de uma música com esta ilustração. Me causou uma sensação estranha pois pensei: Que desenho familiar, será que foi eu que fiz?
Então fui procurar em meus desenhos antigos e encontrei, era meu mesmo! Eram desenhos sobre capoeira que fiz em 2005 ou 2006 (acho que postei na época no meu perfil no Flickr, faz tempo que não entro lá). Este em particular é um desenho que remete ao capoeirista Besouro Mangangá.  
Foi uma sensação estranha porque ao mesmo tempo que fiquei feliz de ver meu desenho no YouTube aleatóriamente, penso que a pessoa que utilizou o desenho podia ter pedido ou avisado. Pelo menos colocado a autoria também. Percebi que há pouco engajamento no vídeo e também já faz tempo, mas caso a pessoa estivesse ganhando dinheiro com a postagem, seria interessante e correto ela me pagar.
Talvez hoje em dia haja mais controle em relação à autoria na Internet, mas reconheço que antigamente não era assim e as pessoas pegavam as imagens mesmo sem consentimento do autor. Há pontos positivos e negativos em relação a isso. Penso que o bom senso e respeito deveriam partir das próprias pessoas. Por isso deixei quieto...e mesmo assim valeu quem usou a imagem pois mostra que ela achou significativa.    

terça-feira, 31 de outubro de 2023

Documento - Revista Visão - 31 de Janeiro de 1983

Mexendo em coisas antigas, achei o recorte de uma sessão chamada Documento, da extinta revista Visão. Este recorte data de 31 de Janeiro de 1983. Como é uma discussão que permeia até os dias atuais achei interessante digitalizar e deixar o registro aqui no Blog. O texto indica a influência intelectual socialista na criação do movimento nazista na Alemanha. O que você pensa a respeito? Deixe seu comentário (lembrando de ter respeito a um assunto tão delicado).





 

quinta-feira, 26 de outubro de 2023

#desenhodequintanotiruzine - 09 - 2020

 

2020 por Tiru.

Este desenho fiz pensando sobre o ano de 2020. Para deixar registrado que a partir deste ano, o mundo mudou completamente.

quinta-feira, 19 de outubro de 2023

#desenhodequintanotiruzine - 08 - 40 dias no deserto

 

40 dias no deserto. Desenho por Tiru

Desenho que fiz no final de 2020. Foi um período muito difícil não somente devido ao contexto do que estava acontecendo no mundo, mas também por motivos pessoais. Estava estudando muito a Bíblia e por causa dela, surgiu a inspiração para este desenho.

sábado, 14 de outubro de 2023

SUCULENTAS - 08 - Copper Spoon

 

Copper Spoon foto por Tiru.

ORIGEM: África (ilha de Madagascar)

FAMÍLIA: Crassulaceae

Seu nome científico é Kalanchoe orgyalys e o nome popular é Copper Spoon ou Colher de Cobre, em português. Devido a forma e coloração de suas folhas. Pelo que pude perceber isso se deve a exposição ao sol. Quanto maior a exposição, mais ¨bronzeadas¨ as folhas ficarão. Com menos exposição elas tendem a ficar verdes. Outra característica é que ela possui folhas ¨aveludadas¨
O ideal é cultivar em solo arenoso bem drenado com pouca matéria orgânica (ao contrário da minha que está na foto, rs.). A propagação por folha é relativamente simples, eu tentei aqui e começou a brotar mas caiu uma chuva forte que encharcou o vaso. É preciso estar atento a esta questão. 

Fontes:



quinta-feira, 12 de outubro de 2023

#desenhodequintanotiruzine - 07 - Nossa Senhora

 

Nossa Senhora. Por Tiru

Em homenagem ao feriado de hoje, coloco um desenho que fiz em 2020 e postei inicialmente na época lá no Instagram. 

terça-feira, 10 de outubro de 2023

Sobre mudanças de pensamento

Estava olhando as postagens antigas deste blog e é interessante perceber como minha cabeça mudou. Não sei se para melhor ou não, mas simplesmente não concordo com muita coisa que concordava tempos atrás. Até por isso acho interessante não excluir postagens antigas, justamente para poder fazer esse comparativo posteriormente.

Um exemplo é de uma postagem de Março de 2011 (https://tiruzine.blogspot.com/2011/03/bebe.html) em que compilei um texto da revista Super Interessante onde a autora defendia a tese de que engravidar seria um ato egoísta pois há a possibilidade de adoção. Até mesmo naquela época via apenas este pensamento como uma reflexão a ser considerada (a hipótese de adoção), mas hoje entendo que a vontade de perpetuar a herança genética e o legado de uma família não é apenas um ato egoísta. 

Talvez desenvolva mais este texto futuramente, mas por enquanto é só para deixar registrado o quanto mudamos a forma de pensar com o passar do tempo.

sábado, 7 de outubro de 2023

SUCULENTAS - 07 - Aeonium Mary Anne Kunkel

 

Muda de Aeonium Mary Anne Kunkel. 
Foto por Tiru

FAMÍLIA: Crassulaceae

ORIGEM: África

Essa é uma muda que adquiri recentemente. Pela pesquisa que fiz aqui na Intenet, é um Aeonium Mary Anne Kunkel.
Com formação em rosetas de folhas compactas, pontiagudas e serrilhadas tem a coloração verde escura com uma bela linha marrom central. Vai bem em ambientes bem iluminados mas sem luz solar direta e solo bem drenado.



quinta-feira, 5 de outubro de 2023

#desenhodequintanotiruzine - 06 - Inktober 2021

 

Inktober 2021 por Tiru.

Na tentativa de voltar a desenhar, em 2021 participei do desafio chamado Inktober que consiste fazer um desenho por dia no mês de Outubro. Daí vem o nome, Ink que significa tinta (de caneta) e Tober em referência a October que é Outubro em inglês. O projeto faz uma lista com 31 temas, ou seja um tema por dia e quem participa faz um desenho sobre o tema e posta no Instagram. 
Este desafio foi criado por Jake Parker https://pt.wikipedia.org/wiki/Jake_Parker
e faz muito sucesso estimulando a comunidade de ilustradores e simpatizantes. Como quase não entro mais no Instagram eu não sei como está o desafio hoje, mas imagino que continua forte.

Na ilustração acima, condensei todos os desenhos como se fosse um poster, composto por colagens para sintetizar minha produção em relação ao desafio.

Para ver cada um separado confere lá no meu perfil do Instagram @_tiru_

quinta-feira, 21 de setembro de 2023

#desenhodequintanotiruzine - 05 - Desenho de Observação

 

Desenho por Tiru.

Desenho que achei esses dias em um sketchbook antigo. Acho que é de 2014 e fiz com grafite observando esta linda mulher. 

quinta-feira, 7 de setembro de 2023

#desenhodequintanotiruzine - 04 - Colagens 01

 


Para o #desenhodequintanotiruzine de hoje, coloco um vídeo que achei de uma colagem analógica que fiz e está em constante transformação. É uma obra em progresso que vou adicionando colagens conforme vou achando imagens que encaixam nesta obra. 
Ela começou com um papel Craft que eu usava de cortina, ficava colado no vidro da minha casa. Conforme o papel ia rasgando, eu ia colando uns recortes que tinha guardados.

segunda-feira, 28 de agosto de 2023

SUCULENTAS - 06 - Aranto - Kalanchoe Daigremontiana


Exemplar das folhas de Aranto e sua floração. 
Fotos por Tiru

ORIGEM: Africa
FAMÍLIA: Crassulaceae

Popularmente conhecida como Mãe-de-milhares por ter a característica de criar muitos brotos em suas largas folhas e que quando espalhadas no solo geram outras plantas.

Segundo pesquisa rápida aqui na Internet pude notar que esta planta tem propriedades medicinais como analgésico e anti-inflamatório.

Aqui em casa, às vezes consumimos em pouca quantidade misturando ao suco de outras frutas e também passamos na pele o líquido da folha quando há machucados. Quero lembrar que não estou incentivando o consumo desta planta, apenas relatando algumas experiências que fizemos em nós mesmos notando benefícios. Vi que pode-se consumir o chá das folhas secas mas esta modalidade nunca experimentamos.

Uma curiosidade é que o Jabuti adora comê-la!


quinta-feira, 24 de agosto de 2023

#desenhodequintanotiruzine - 03 - Carrancas

Decoração com Carrancas.
Foto por Tiru

Hoje no desenho de quinta, gostaria de mostrar esta decoração com Carrancas que fiz no final do ano de 2013. Eu gostava na época de desenhar Carrancas pois eu tinha ouvido que afastavam a negatividade.

terça-feira, 15 de agosto de 2023

SUCULENTAS - 05 - Echeveria sagita

ORIGEM: Não consegui a definição exata, mas segundo a Wikipedia, o gênero Echeveria tem sua origem em Texas (EUA), México e América do Sul.

FAMÍLIA: Crassulaceae

Preciso pesquisar mais sobre esta suculenta pois as primeiras procuras no Google não fornecem muitas informações a respeito. Como característica das Echeverias, ela tem esta forma de mandala e conforme se desenvolvem vão se criando brotos próximos, diferente das Sempervivum onde o broto cresce longe através de um caule em forma de hastes.

Tem estas folhas verdes em tom claro com uma linha avermelhada nas bordas. Aqui também floresceu neste período (Agosto) com um cacho de flores amareladas que ficam em uma haste pendente parecendo pequenas luminárias de porcelana.



Fotos por Tiru

 

segunda-feira, 7 de agosto de 2023

SUCULENTAS - 04 - Graptopetalum macdougallii

ORIGEM: México

FAMÍLIA: Crassulaceae

Esta é uma atualização no texto, pois encontrei a especificação desta planta. Não é uma Sempervivum como pensava anteriormente, apesar das características semelhantes. O nome cientifico desta suculenta é Graptopetalum macdougallii (a fonte foi o site orquidariomogimirim.com.br)

As características de luminosidade são as mesmas do texto anterior, ou seja, não ao sol direto mas um local bem iluminado. É uma planta que gosta do clima temperado. Pelo que pude notar, floresce no mês de Julho (no site fala que floresce no verão, mas aqui foi no inverno) com uma linda flor estrelada como pode se ver nas fotos abaixo.



 Planta que ramifica-se facilmente e produz esta bela flor.

Fotos por Tiru.


*Deixo o texto antigo abaixo, apenas para minha própria recordação de como foi a pesquisa, desconsiderem as informações em relação as fotos apresentadas:

Coloquei a interrogação na espécie pois fiquei pesquisando antes de postar mas este tipo de Sempervivum não consegui identificar. Caso você que está vendo esta postagem, saiba qual é a especificação desta planta, por favor deixe um comentário.

Também não sei qual é a origem, pesquisando vi que algumas Sempervivum são de regiões da Europa. O que me causou grande curiosidade porque é uma planta que é bem tolerante em relação ao frio. Como tinha em mente que suculentas são de lugares desérticos e muito quentes, achei que estas também gostariam de muito calor. Se bem que as noites no deserto também são muito frias. 

Este tipo vai bem em locais bem iluminados, mas não se comporta bem com sol o dia inteiro. Talvez o sol da manhã e fim da tarde seja o mais apropriado para ela. Planta bastante resistente e de fácil cultivo e propagação. 



sábado, 29 de julho de 2023

SUCULENTAS - 03 - Echeveria affinis

FAMÍLIA: Crassulaceae

ORIGEM: México

Conhecida como Black Prince por causa de suas folhas negras quando expostas ao sol. Se for cultivada em claridade mas sem incidência direta do sol ela tende a ficar mais esverdeada. 

Echeveria affinis ou Black Prince. Foto por Tiru.


sexta-feira, 21 de julho de 2023

Sobre futebol feminino e a Copa do Mundo 2023

Ontem, dia 20 de Julho de 2023, começou a Copa do Mundo de futebol feminino e por causa da publicidade exacerbada do evento decidi fazer algumas reflexões sobre o assunto. Há uma exagerada exaltação sobre a modalidade e qualquer crítica é vista como um ataque às mulheres. Isso é um equívoco que não contribui para o desenvolvimento do esporte.

Preconceitos existiram e existem, mas percebo que hoje ele é bem menor e que não há impedimento para as mulheres praticarem o futebol. O que ocorre é um interesse natural maior por parte dos homens na prática do esporte e isso vem mudando com o aumento do interesse das mulheres.

Não sou um entendedor e fanático por futebol, como o espectador padrão, mas também não sou aquela pessoa que não gosta. Consigo assistir uma partida e ter uma opinião se o nível é bom ou não. No caso do futebol feminino, o nível é ruim. A maioria das mulheres se ofendem com esta constatação porque associam a deficiência do jogo apenas ao fato de serem mulheres, o que é somente uma conclusão emocional e não condiz com a verdade.  Por exemplo, há diferença em assistir um jogo da Série B em relação a um jogo da Série A no Campeonato Brasileiro. A mesma sensação acontece se comparar um jogo do Campeonato Brasileiro com um jogo da Champions League ou ainda comparar um jogo de crianças em relação a um jogo entre adultos. 

Comparando quando o assunto é Copa do Mundo, a feminina está na nona edição enquanto que a masculina já tiveram 21 edições. 

As mulheres estão querendo partir da igualdade, mas na verdade precisariam partir do princípio da diferença. Esta base deveria começar com a modalidade no futebol de salão que favorece a habilidade e a estratégia e com esta base estruturada partir para o futebol de campo, que exige mais força e condicionamento físico. Estava assistindo um jogo recentemente e grande parte dos lances eram chutões e caneladas, ou seja, jogo de força, enquanto deveria ser exatamente o oposto, passes menores, jogadoras fazendo triangulações mais próximas, mais controle de bola. Não é necessária a diminuição da dimensão do campo e do gol como li em alguns comentários na Internet, é a forma de jogar que precisa ser adaptada ao condicionamento físico. Essa é uma percepção que me surgiu observando o Jiu-Jitsu, onde o conhecimento técnico e a estratégia superam o uso da força em muitos casos.

Penso que seus entusiastas já refletiram sobre isso e é uma modalidade que está se desenvolvendo rápido. Acredito que com o tempo melhorará muito (como vem acontecendo) e será prazeroso como entretenimento assistir, mas por enquanto não haverá tanta audiência como almejam aqueles que querem forçar a aceitação a qualquer custo. 

domingo, 16 de julho de 2023

SUCULENTAS - 02 - Senecio peregrinus ou hippogriff

Suculenta Golfinho. Foto: Tiru


FAMÍLIA: Asteraceae

ORIGEM: África do sul 

Popularmente conhecida como Suculenta Golfinho devido ao formato das folhas. Planta pendente que gosta de claridade, mas sem incidência de luz solar direta.

sábado, 15 de julho de 2023

SUCULENTAS - 01 - Sedum adolphii

FAMÍLIA: Crassulaceae

ORIGEM: México

Esta é uma planta suculenta que foi uma das primeiras do tipo que conheci. Talvez porque é muito fácil encontrá-la para venda e de fácil trato, desde que em ambiente favorável. Ela gosta de sol ou bastante luminosidade e um solo de fácil drenagem. Como a grande maioria das suculentas, pode-se ter grandes intervalos de rega. O ideal na hora de regar, é colocar água até o substrato ficar bem molhado e fazer a próxima rega quando o substrato secar.

É uma planta que conforme seu desenvolvimento, torna-se uma planta pendente (ideal para vasos que ficarão pendurados), mas que é possível cultivá-la em vasos comuns. Também propaga-se facilmente através de sua folha. Ainda não entendi como e quando ocorre sua floração, mas aqui ocorreu a floração e aproveitei para tirar a foto abaixo.

Exemplo da floração do Sedum adolphii.
Um buquê de flores predominantemente brancas.
19/10/2022 Foto por Tiru.