quarta-feira, 27 de abril de 2016

ARBUSTOS - Perilla frutescens, o Shissô

Exemplar de Shissô em floração. 2016.
Foto do autor (@_tiru_)

NOME CIENTÍFICO: Perilla frutescens
NOME POPULAR:  Shissô ou Chissô
FAMILIA: Lamiaceae
FLORAÇÃO, COR E ÉPOCA: .
FOLHAS: Folhas pecioladas de lâmina largo-elíptica, membranácea, crespas ou lisas dependendo da variedade, fortemente marcada por nervuras, de margens serreadas com 5-15 cm de comprimento. Cor verde escuras e roxas com pequenas flores rosas.
HÁBITO: Sol pleno.
TAMANHO ALTURA: 35 a 50 cm.
CICLO DE VIDA: Anual.
MULTIPLICAÇÃO: Sementes.
ORIGEM: Ásia - China

OBSERVAÇÕES:

No Japão, a folha do Shissô é usada na conserva de Umeboshi. É aromática, tanto a folha como a semente pode ser usada. Na culinária é usada em temperos nas saladas cortada fininha ou em sopas. Pode-se comer a folha inteira junto com arroz. Usada para suco esta folha dá um cor de rosa muito bonito. Sabor refrescante, aromático e dá um toque especial na refeição.

É depurativa e estimula a transpiração no estado febril. Também indicado para quem tem diabetes.


Fontes:


Professor Adão Luiz Castanheiro Martins

LORENZI, Harri. 1. PANC: Plantas alimentícias não convencionais. Pg-446

segunda-feira, 18 de abril de 2016

One Love Peace Concert - 22/04/1978

Edward Seaga, Bob Marley e Michael Manley durante
 o show One Love Peace Concert, 1978.
 Photograph by Urbanimagetv/ 56 Hope Rd. Music

Durante a década de 70, a Jamaica estava vivendo um conflito político. Kingston sua capital estava pegando fogo e uma guerra entre gangues estava acontecendo. Uns eram contra o governo estabelecido e outros a favor da oposição. Na disputa pelo governo havia o primeiro ministro Michael Manley (PNP – People’s National Party), do partido comunista que estava no poder, concorrendo contra o líder da oposição Edward Seaga (JLP – Jamaican Labour Party). Muitas pessoas estavam morrendo e os líderes das gangues, que estavam presos na mesma cela, decidiram fazer um show para promover a paz na Jamaica e convidaram para este show Bob Marley que estava em exílio em Londres após ter sofrido um atentado em Kingston.
Neste show Bob Marley conseguiu com que Michael Manley e Edward Seaga subissem ao palco e dessem as mãos, em uma tentativa de paz.  

Link para o show One Love Peace Concert 22/04/1978:

Link para parte do documentário Bob Marley & The Wailers - Time will Tell:

Referência:

https://en.wikipedia.org/wiki/One_Love_Peace_Concert

sexta-feira, 15 de abril de 2016

ARBUSTOS - Boldo-brasileiro ou Tapete-de-Oxalá

Muda gerada por estaquia

NOME CIENTÍFICO: Plectranthus barbatus / Coleus barbatus
NOME POPULAR:  Boldo-de-jardim, Boldo-da-terra, Boldo-brasileiro ou Tapete-de-Oxalá
FAMILIA: Lamiaceae
FLORAÇÃO, COR E ÉPOCA: flores azuladas ou roxas.
FOLHAS: Folhas aveludadas verde claras.
HÁBITO: Sol pleno.
TAMANHO ALTURA: 1 a 3m.
CICLO DE VIDA: Perene
MULTIPLICAÇÃO: Estaquia.
ORIGEM: África.

OBSERVAÇÕES:
Arbusto originário da África. Indicado como analgésico, Estimula as funções digestivas aumentando a secreção biliar e é diurético. Também combate azias. Atua sobre o sistema nervoso ocasionando sono e leve torpor por ser também hipnótico. Segundo estudos, as folhas de boldo têm demonstrado seu poder curativo em diferentes patologias como problemas gastrointestinais, espasmos e dispepsia. A planta é usada na homeopatia no tratamento de desordens digestivas, como laxante e para todos os tipos de problemas hepáticos. O boldo quando tomado meia hora antes da comida ajuda na digestão.
Indicado também para asma, bronquite, diarréia (extrato cru das folhas é antiviral), fadiga do fígado, distúrbios intestinais, cólica e congestão do fígado, obstipação, inapetência, cálculos biliares, debilidade orgânica, insônia e ressaca alcoólica. 
Contra indicado para pessoas que tem úlcera ou gastrite. Quando usado por longos períodos, pode causar irritação gástrica. O boldo deve ser evitado durante a gravidez, pois pode ter propriedades abortivas.

Fontes:

Professor Adão Luiz Castanheiro Martins


segunda-feira, 11 de abril de 2016

ÁRVORES - Ficus Elastica, a falsa seringueira

Hoje por coincidência, caiu uma árvore na Avenida 23 de Maio, importante ligação norte-sul na cidade de São Paulo. Escrevo coincidência porque começaria a colocar neste Blog informações sobre árvores para o meu próprio conhecimento e de quem por ventura aparecer por aqui.
Começarei pela primeira árvore que chamou minha atenção nesta vida, a Ficus elastica, conhecida popularmente como Falsa-seringueira. É uma arvore exótica*, oriunda do continente asiático e muito comum nas ruas de São Paulo. O que me causa uma certa estranheza, é que este tipo de árvore não é muito adequada em alguns locais desta cidade porque suas raízes são de grande porte e eventualmente com seu crescimento, destroem as calçadas. Para maiores informações deixo o link do site www.jardineiro.net http://www.jardineiro.net/plantas/falsa-seringueira-ficus-elastica.html

Ficus elastica - foto que tirei no ano de 2011.
Este exemplar fica na praça Gastão Vidigal no 
bairro Jardim Paulistano
*Aprendi que o termo exótica refere-se às árvores que não são nativas.