sexta-feira, 15 de abril de 2016

ARBUSTOS - Boldo-brasileiro ou Tapete-de-Oxalá

Muda gerada por estaquia

NOME CIENTÍFICO: Plectranthus barbatus / Coleus barbatus
NOME POPULAR:  Boldo-de-jardim, Boldo-da-terra, Boldo-brasileiro ou Tapete-de-Oxalá
FAMILIA: Lamiaceae
FLORAÇÃO, COR E ÉPOCA: flores azuladas ou roxas.
FOLHAS: Folhas aveludadas verde claras.
HÁBITO: Sol pleno.
TAMANHO ALTURA: 1 a 3m.
CICLO DE VIDA: Perene
MULTIPLICAÇÃO: Estaquia.
ORIGEM: África.

OBSERVAÇÕES:
Arbusto originário da África. Indicado como analgésico, Estimula as funções digestivas aumentando a secreção biliar e é diurético. Também combate azias. Atua sobre o sistema nervoso ocasionando sono e leve torpor por ser também hipnótico. Segundo estudos, as folhas de boldo têm demonstrado seu poder curativo em diferentes patologias como problemas gastrointestinais, espasmos e dispepsia. A planta é usada na homeopatia no tratamento de desordens digestivas, como laxante e para todos os tipos de problemas hepáticos. O boldo quando tomado meia hora antes da comida ajuda na digestão.
Indicado também para asma, bronquite, diarréia (extrato cru das folhas é antiviral), fadiga do fígado, distúrbios intestinais, cólica e congestão do fígado, obstipação, inapetência, cálculos biliares, debilidade orgânica, insônia e ressaca alcoólica. 
Contra indicado para pessoas que tem úlcera ou gastrite. Quando usado por longos períodos, pode causar irritação gástrica. O boldo deve ser evitado durante a gravidez, pois pode ter propriedades abortivas.

Fontes:

Professor Adão Luiz Castanheiro Martins


Nenhum comentário:

Postar um comentário